Você realmente tem controle sobre o que come? Entenda como uma dieta ruim altera o seu cérebro.
- Mariane C. Cremonesi
- 2 de mai. de 2023
- 2 min de leitura

Sabemos que o consumo de alimentos ricos em gordura e açúcar tem efeitos negativos na saúde, como o risco de doenças cardíacas, ganho de peso, cáries dentárias e diabetes tipo 2, etc.
Entretanto, o consumo desses alimentos também impacta negativamente o nosso cérebro!
Isso foi observado em um estudo que tinha como objetivo era avaliar o impacto das escolhas alimentares nos sistemas de recompensa em indivíduos saudáveis, ou seja, sem alteração de peso.
Durante 8 semanas um grupo de pessoas recebeu iogurte com alto teor de gordura e açúcar(representado pela parte superior da imagem), enquanto o outro grupo recebeu iogurte com baixo teor de gordura e açúcar (parte inferior da imagem).

Os resultados mostraram que o consumo diário de alimentos ricos em gordura e açúcar reduz a preferência por alimentos com baixo teor de gordura! A imagem demonstra que após 8 semanas os participantes gostavam/queriam menos alimentos com menos gordura.
Além disso, houve uma alteração nos circuitos cerebrais que respondem aos alimentos, aumentando a resposta a alimentos palatáveis, mesmo sem alteração no peso.
Como isso me afeta?
Os resultados mostram que a exposição a uma dieta pouco saudável pode alterar a fisiologia, mesmo em indivíduos saudáveis, criando uma preferência por alimentos pouco saudáveis.
Logo, quanto mais alimentos gordurosos e com açúcar você consumir, mais você vai querer. Além disso, será mais difícil será mudar esses hábitos, porque "comidas saudáveis" serão menos atrativas.
E isso não é tudo! A mudança de preferência e aumento de motivação para comer alimentos mais palatáveis ocorreu em apenas 8 semanas! Ou seja, essa mudança acontece em pouquíssimo tempo, portanto o consumo de comidas mais palatáveis durante a vida pode ter um impacto maior do que pensamos.
O que eu posso fazer sobre isso?
Se durante grande parte da sua vida você esteve acostumado a comer alimentos altamente palatáveis, saiba que a tendência é você continuar querendo consumir esses alimentos, dificultando a mudança de hábito.
Entretanto, o artigo ressalta a importância do ambiente para o ganho de peso. Aqueles alimentos que você sabe que tem mais gordura são os que você terá mais motivação para consumir.
Então dificultar o acesso a esses alimentos é uma das melhores estratégias. Não deixe nada disponível em casa, evite a praça de alimentação, desinstale o IFood... Não confie na sua "força de vontade".
Caso você tenha dificuldade de fazer mudanças, busque ajuda nutricional e psicológica!
Referência: https://doi.org/10.1016/j.cmet.2023.02.015
Comments