Entenda o porquê o tratamento da obesidade pode falhar
- Mariane C. Cremonesi
- 24 de mar. de 2023
- 1 min de leitura

O número de pessoas com obesidade tem crescido de forma significativa desde os anos 70 e a previsão é de que esse número continue aumentando. Hoje, temos diversas opções de tratamento para a obesidade, desde intervenções comportamentais com o objetivo de melhorar o estilo de vida, medicações e a cirurgia bariátrica.
Entretanto, muitas vezes, esses tratamentos falham. A cirurgia bariátrica tem se mostrado o tratamento com maior eficácia para a obesidade, principalmente a longo prazo. Ainda assim, estudos observaram que 56% dos pacientes apresentam reganho de peso após 10 anos de cirurgia.
Se a cirurgia bariátrica é o melhor tratamento que temos e ainda assim muitos pacientes estão ganhando peso de volta, o que está acontecendo?
A ciência avançou significativamente, mas ainda não compreendemos completamente todos os fatores envolvidos no ganho de peso. Cada vez temos mais certeza de que a obesidade é uma doença multifatorial. Ainda não compreendemos todos os fatores associados ao ganho de peso e qual o papel deles.
Se a obesidade tem a influência de diversos fatores, muitos ainda desconhecidos, encontramos um grande desafio: como atacar o problema "por todos os lados"?
Assim como no tratamento de diversas outras doenças, o tratamento da obesidade também pode falhar, tanto pela dificuldade de "controlar" todas as variáveis envolvidas, incluindo as biológicas, psicológicas e sociais, quanto pelo fato de que nosso corpo não é estático, podendo variar de peso ao longo da vida.
Logo, independentemente da perda de peso, ter uma rotina saudável de alimentação equilibrada, atividade física e higiene do sono é indispensável. O tratamento da obesidade deve ser visto como um processo contínuo e ativo ao longo da vida do paciente.
Comments