Como os nossos pais podem influenciar os nossos hábitos alimentares? | Análise de Gilmore Girls
- Mariane C. Cremonesi
- 14 de jul. de 2022
- 3 min de leitura
A relação com os nossos pais ou cuidadores durante a infância, influência muito no nosso comportamento ao longo da vida. Isso porque é o primeiro relacionamento que criamos com outro ser humano. Somos apresentados para o mundo através dos nossos pais: como o mundo funciona, o que existe nele, as regras, o que é “certo ou errado”.
O que isso tem a ver com os hábitos alimentares?
Através dos nossos pais, também somos apresentados a comida. Observamos o que eles comem, como eles comem, a forma que se relacionam com a comida…
A forma que nos relacionamos com a comida pode refletir como também nos relacionamos com o resto do mundo.
Se eu for extremamente rígido e exigente com a comida, provavelmente me comporto da mesma forma com os meus relacionamentos e trabalho. Isso pode ser observado em Gilmore Girls.
Sobre a série:

Gilmore Girls conta a história de Lorelai, que ficou grávida aos 16 anos, decidiu sair de casa e criar sozinha sua filha, Rory. Lorelai cresceu em uma família de classe alta e sempre teve acesso a bens materiais e boa educação Entretanto, tinha muitos problemas de relacionamento com os pais, por eles serem conservadores e extremamente rígidos. Lorelai, considerada “rebelde” nunca sentiu que pertencia a “alta sociedade”.
Por causa disso, decidiu fugir de casa após a gravidez e cuidar de Rory sem a presença dos avós. Os pais de Lorelai impunham regras de como a filha deveria agir e se comportar, incluindo os hábitos alimentares.
Neste trecho Lorelai descreve que a primeira vez em que experimentou Pop Tarts (um biscoito recheado).
“E se eu não gosto do que eu gosto porque minha mãe não gosta e não quer que eu goste? […] Eu lembro da primeira vez que comi uma Pop-Tart […] E eu sabia que minha mãe odiaria a ideia de me ver comendo uma Pop-Tart. Então comi uma. […] pensei que nunca tinha experimentado algo tão gostoso. Tinha sabor de liberdade, rebeldia e independência. Mas agora estou pensando e não sei se gosto de Pop-Tarts.”

Vemos que Lorelai não se relaciona diretamente com a comida. Provavelmente, não come Pop-Tarts pelo sabor, mas sim, porque representa um sentimento que buscou durante toda a adolescência: liberdade.
Ao longo da série, vemos que os hábitos alimentares da Lorelai e Rory não são saudáveis. Elas se alimentam de junk food, comem mais até se sentirem desconfortáveis, pedem muita comida de delivery para estocar para o resto da semana…
Lorelai, desenvolveu vários hábitos que não são saudáveis em relação a comida, e isso é reconhecido em diversos momentos na série. Podemos deduzir que seus comportamentos tem o objetivo de se afastar da forma que foi criada, mesmo podendo ser prejudiciais para a sua vida.
Rory desenvolveu os mesmos hábitos que a mãe. Entretanto, o comportamento da Rory em relação a mãe é o oposto de Lorelai. Rory admira a mãe, se consideram melhores amigas. Então, Rory desenvolve a mesma paixão por junk food e café que a mãe. Neste caso, a comida tem a função de afeto e aproximação.

Durante o nosso desenvolvimento, indiretamente, a relação que os nossos pais tem com a comida podem afetar como nós nos relacionamos com ela também. Através dos nossos pais, aprendemos como devemos comer, quantidades, a quais comidas somos introduzidos etc.
Como por exemplo:
- Se os seus pais te dão doce para você parar de chorar ou conforto, talvez você associe doce como uma forma de se sentir melhor.
- Se a sua mãe tem o hábito de fazer dietas ou criticar o próprio corpo, é possível que você desenvolva os mesmos hábitos com o objetivo de obter uma melhor autoestima.
- Se os pais tem uma tendência de controlar os hábitos do filho, pode ser que ele desenvolva o hábito de parar de se alimentar como uma forma de recuperar o poder.
De certa forma, Lorelai toma o controle da vida dela de volta quando come junk food.
Então, te proponho a reflexão, como a sua história de vida influência a forma que você come hoje?
Comments